Sobre Nós

O Centro de Aprendizagem, Formação e Cultura Diáspora nasce em 2020, reunindo a experiência de décadas de trabalho internacional e ativismo de seus fundadores no terceiro setor…

Por um lado, Darwin Balanta agregou ampla experiência no setor cultural, educativo e turístico na Colômbia. Por outro, Ana Lúcia traz sua experiência na área de comunicação, gênero e educação, tendo passado por vários países como Moçambique, Cuba, Bolívia, Colômbia, Espanha, etc. A união que faz nascer nossa empresa é o desejo de desenvolver e fomentar projetos focados na equidade racial e de gênero. A sede de Diáspora se localiza na cidade do Rio de Janeiro, contando com consultores e consultoras freelancers em outros países da América

MISSÃO

Contribuir, a partir dos conhecimentos acadêmicos e ancestrais, com a melhoria das condições estruturais (sociais, econômicas, políticas e educativas) dos grupos sociais historicamente marginalizados, principalmente as comunidades afrodescendentes e as mulheres.

VISÃO

Nosso objetivo é ser uma consultoria de referência na América Latina e Caribe, nos tópicos de relações étnico-raciais, combate ao racismo estrutural, equidade de gênero, diversidade e educação, introduzindo os princípios pan-africanistas coletivos junto às comunidades periféricas.

PERFIL TÉCNICO

Diáspora conta uma equipe com formação e experiência internacional, com ampla vivência nos países da América Latina e Caribe. A equipe de Diáspora possui conhecimentos sólidos sobre a realidade social, política, cultural, comunicacional, educativa, econômica, ambiental e turística da região. Nossa equipe é multidisciplinar e capaz de trabalhar em inglês, espanhol e português.

Darwin Balanta Garcia

Licenciado em Ciências Sociais, professor, panafricanista e militante negro.  Pesquisa com foco em trabalhos de educação social, temas migratórios e relações étnico-raciais, especialmente diáspora e ações afirmativas na educação superior. Mmembro ativo do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou junto aos movimentos sociais: Movimento Social Panafricanista (MSP), Palenque Universitário da Universidade del Valle e o Coletivo de Profissionais Negros da Colômbia.

Para conhecer o currículo acadêmico de Darwin, clique aqui:  http://lattes.cnpq.br/1111510417009944

Ana Lúcia Nunes de Sousa

Ana Lúcia Nunes de Sousa é jornalista, professora, pesquisadora e documentarista. Atua com comunicação e pesquisa há mais de dez anos, tendo se especializado em temáticas sociopolíticas, principalmente questões raciais e de gênero.

Para conhecer o currículo acadêmico de Ana Lúcia, clique aqui: http://lattes.cnpq.br/6689983214433853